“Contrato de locação de veículos próprios – renda extra!”
Há algum tempo e devida a grave crise econômica que assolou o mundo todo, muitos proprietários de veículos decidiram monetizar um bem que muitas vezes fica parado dentro de uma garagem por vários dias durante o mês, realizando a locação do veículo a outras pessoas, sem intermediários.
Essa modalidade de renda extra é valiosa e pode atingir um ganho de até um salário mínimo por mês a depender da rotatividade das locações, dos períodos alugados e do próprio veículo. A locação direta de veículos próprios pode chegar a até 30% de diferença no valor das locações comerciais.
Para que essa transação seja feita com segurança e tranquilidade, as partes precisam firmar um bom contrato de locação, principalmente o locador proprietário do veículo. Alguns pontos são de extrema importância e precisam constar com clareza no contrato de locação.
Um bom contrato de locação veículo deve conter:
- Qualificação completa das partes, do veículo, com atenção especial para a idade do locatário e se será apenas um condutor a locar ou mais de um, qualificando todos os possíveis condutores;
- Cláusula estabelecendo a responsabilidade por reparos e consertos do veículo, bem como se na locação está ou não inserido seguro veicular e quais coberturas incidirão;
- Questões como limite de quilometragem durante a locação e tempo de uso do veículo são importantes para delimitar a utilização do veículo e estabelecer um preço justo;
- Qual a situação (conservação) que o veículo estará sendo entregue e como ele deve retornar da locação, como por exemplo: limpeza, estado interno, pequenas avarias, entre outras;
- Atribuições contratuais quanto a responsabilidade do locatário perante multas de trânsito adquiridas durante a locação e demais infrações, como CNH vencida, por exemplo.
Esses são apenas alguns exemplos do que um bom contrato de locação de veículo particular deve possuir, caso algum problema aconteça durante essa relação contratual e seu contrato não conste às questões legais que serão adotadas, você poderá necessitar do judiciário para resolvê-la, o que não é interessante.
Essa é uma excelente forma de obter uma renda extra, mas a faça de maneira correta, pois de uma renda extra a locação poderá se transformar em um prejuízo inesperado.
Contrato de locação de veículos próprios – renda extra!
Veja também: Descumprimento de contrato quando ocorrerá dano moral?