“Como regularizar seu food truck “
Inegavelmente somos fãs das comidas de rua em suas mais diversas modalidades, mas infelizmente não é tão simples empreender no Brasil.
Se você possui um food truck saiba que em algum momento você precisará buscar sua regulamentação perante os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, sob pena de levar um grande tombo, e aquilo que deveria se tornar uma renda extra ou fonte de renda única, pode se tornar um tremendo prejuízo.
Basicamente, o primeiro passo é abrir um CNPJ para o seu negócio. Após consultar um especialista nessa área, você será enquadrado na melhor modalidade de empresa que atende ao seu propósito de negócio, com essa regularização você poderá se regularizar na Junta Comercial no seu estado, podendo solicitar a emissão do alvará de funcionamento.
A forma com que você venderá seu produto pode variar conforme o tipo de negócio, onde você poderá ter um veículo adaptado para se deslocar de ponto em ponto, ou adquirir um espaço físico, entre outras formas que deverão se enquadrar na legislação de trânsito a depender do tipo de veículo, por exemplo.
Todo funcionamento do seu negócio deverá estar de acordo com as legislações que regulamentam a atividade, como Anvisa, Bombeiros, Denatran e legislações da Receita Federal no âmbito administrativo da sua empresa.
Além disso, há poucos anos foi publicada uma legislação no município de Fortaleza/CE, que complementa as orientações necessárias para regularização dessa atividade, hoje é muito comum em vários lugares do Brasil. Aconselha-se que você leia com atenção a Lei-CE 10474/2016, e a utilize de parâmetro para organizar sua atividade como food truck.
Pode parecer complexo e desafiador, mas com um acompanhamento especializado e aplicando muito empenho, o sucesso do seu negócio será inevitável. Somos grandes incentivadores da iniciativa empreendedora, e estamos aqui para ajuda-lo(a) empreendedor(a).
Veja também: Como funcionam os contratos do Airbnb?