“A responsabilidade social do pequeno empreendedor“
Atualmente muito se fala sobre iniciativas do mundo corporativo quanto à responsabilidade social das empresas, tanto interna (para com seus funcionários e colaboradores), quanto externa (em relação aos clientes, fornecedores, à comunidade, etc).
Conceituar a ideia de responsabilidade social empresarial é muito simples, são iniciativas que uma empresa pode ter para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou de um ambiente, seja dentro da própria empresa ou fora dela.
Mas o que se percebe é que esse conceito às vezes fica distante das pequenas empresas e dos empreendedores de forma geral, que também podem fazer parte desse movimento e promover uma imagem muito mais digna e sustentável para o seu negócio, como de fato deve ser.
A sociedade de modo geral têm questionado e cobrado das empresas e dos empreendedores atitudes mais comunitárias e sustentáveis perante a própria população e o meio ambiente.
Para os pequenos negócios se incluírem nesta nova ideologia de mercado, basta que se adequem e se incluam em iniciativas sociais das mais variadas possíveis, passando, assim, a demonstrar para a sociedade que estão preocupados com a evolução ambiental e a proteção da humanidade.
Alguns exemplos simples de iniciativas sustentáveis e humanitárias são:
- Adotar medidas simples na região em que o negócio estiver instalado para diminuição de impactos ambientais, como por exemplo, incentivo na limpeza da região, ajuda com movimentos sociais e de saúde pública, como a prevenção de doenças (dengue, por exemplo), entre muitas outras;
- Realização ou colaboração em ações sociais voluntárias em instituições de caridade;
- Criar uma política de capacitação para os funcionários e colaboradores, bem como seus familiares ou pessoas que necessitam de recolocação no mercado de trabalho;
- Destinar parte dos lucros ou promover campanhas direcionadas para obtenção de quantias a serem destinadas para entidades filantrópicas.
Mesmo que a visibilidade que esse tipo de iniciativa inclusiva não seja o foco quando falamos de responsabilidade social, ao passo em que uma empresa promove esse tipo de movimento, indiretamente e naturalmente, será agregado um grandioso valor à marca e a imagem do negócio, trazendo credibilidade e notoriedade para o público de forma geral.
A responsabilidade social do pequeno empreendedor
Veja também: O que é uma sociedade empresarial limitada?