“Como funcionam os contratos do Airbnb?”
O aplicativo Airbnb é uma das maiores plataformas de locação por temporada de toda américa latina, sendo uma plataforma inovadora para locação de imóveis, há alguns anos invadiu o mercado imobiliário e hoje sua reputação é incontestável.
Em companhia das demais evoluções do mercado de uma forma geral, os contratos digitais tornaram-se uma ferramenta muito útil na venda de vários produtos e serviços anunciados na inter
net, trazendo facilidade, rapidez e segurança, na maioria das vezes.
Mas uma coisa que muitos usuários não sabem é que os anfitriões (proprietários dos imóveis) do aplicativo Airbnb, podem exigir a assinatura de um contrato de locação por temporada aos hóspedes que desejam fechar negócio.
Essa não é uma prática controlada pela plataforma, mas há uma orientação expressa nos termos de uso do aplicativo, de que os anfitriões que desejarem exigir essa documentação assinada, deverão informar tal exigência logo no anúncio do imóvel, antes mesmo do fechamento digital da locação.
De toda forma, a plataforma de locação por temporada exige dos seus usuários, tanto donos de imóveis quanto hóspedes, mais de trinta termos de uso com “aceites” digitais no momento do cadastro do usuário em seu sistema, oferecendo uma segurança bastante relevante àqueles que desejam utilizar dos serviços anunciados.
Diante disso, ao passo em que um anfitrião exige uma documentação “complementar” para que a locação da temporada seja efetivada, deverá informar o hóspede interessado na locação com antecedência desta, correndo risco de tornar seu anúncio pouco atrativo.
Caso você se depare com essa situação e opte mesmo assim por firmar a locação, aconselha-se que o contrato exigido seja bem entendido, principalmente, no que se refere às vedações de uso e gozo do ambiente locado, as punições em caso de mau uso e das demais condições da locação, como prazo, valores, limitações, entre outras.