“Como saber se você é laranja de uma empresa?”
Infelizmente é sabido por todos que existem pessoas mal intencionadas para diversas coisas. Uma prática muito comum no cenário empresarial, é a abertura de empresas em nome de laranjas, ou alterações contratuais para inclusão de sócios laranjas, muitas vezes de forma fraudulenta, mediante falsificação de documentos.
O “sócio laranja” é aquele popularmente conhecido como a pessoa que aceita se passar por proprietário de uma empresa, mas que na verdade a empresa é gerenciada e coordenada por outras pessoas. No entanto, é muito comum que pessoas falsificam documentos pessoais ou utilizam dados de pessoas estranhas para incluí-las no quadro societário de empresas sem nem mesmo elas saberem.
Esse crime é cometido por fraudadores de documentos ou pessoas que dispõe de dados pessoais de outras pessoas para elaborar a documentação empresarial falsa, adicionando essas vítimas como sócios das empresas com o claro intuito de usar o nome delas como laranjas.
Fatalmente essas empresas falsas acabam gerando dívidas de diversas naturezas, como dívidas sobre tributos federais, estaduais e municipais, dívidas trabalhistas, dívidas de natureza civil que geram processos judiciais e daí em diante.
Muitas dessas vítimas acabam tomando conhecimento dessa fraude muitos anos depois do cometimento do crime, principalmente quando são surpreendidas com cobranças em seus CPFs, penhoras em seus bens, tudo isso decorrente das dívidas e dos prejuízos gerados pelas empresas das quais foram incluídas como sócias.
Essa prática criminosa é passível de uma ação judicial reparadora dos prejuízos causados às vítimas, juntamente com o pedido de anulação dos documentos falsos, no entanto, será necessário que cada vítima passe a regularizar sua situação perante os órgãos públicos, os credores, e dentro de cada processo que foi movido, gerando uma grandiosa e inesperada “dor de cabeça”.
Uma forma fácil e eficiente de tentar antecipar a ciência desse problema, e resolvê-lo antes que gere enorme prejuízo, é fazendo uma busca constante nos sites dos tribunais federais e estaduais na intenção de verificar se existem ou não processos distribuídos contra você.
Além disso, solicitar a emissão de certidões de regularidade do seu CPF em diversos órgãos também pode facilitar a descoberta de uma fraude, como órgãos de proteção ao crédito, empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como, pesquisas rápidas nas juntas comerciais dos estados brasileiros.
Não se nega que não é algo tão fácil e tão comum na nossa cultura esse tipo de verificação de tempos em tempos, mas com certeza essa atitude irá prevenir um grande problema futuro caso você venha a ser vítima de uma fraude desse tipo.
Como saber se você é laranja de uma empresa?
Veja também: A cláusula de exclusividade no contrato de prestação de serviço