“Hotel cancelou minha reserva de última hora, o que fazer?”
O cancelamento de uma reserva de hotel de última hora pode ser extremamente frustrante, especialmente quando você já está viajando ou prestes a sair ou, ainda, pode resultar em perdas de oportunidade nos mais diversos sentidos.
Saber como proceder nessa situação pode ajudar a mitigar o estresse e garantir que você tenha um lugar para ficar, inclusive buscando o menor prejuízo financeiro possível diante da situação.
Antes de tomar qualquer medida, certifique-se de que o cancelamento é definitivo, entre em contato com o hotel para confirmar a situação e entender os motivos do cancelamento, às vezes, pode haver um mal-entendido que pode ser resolvido rapidamente. É importante tentar documentar com o máximo de provas essa situação.
Muitos hotéis, ao cancelarem uma reserva, podem oferecer uma acomodação alternativa em um hotel parceiro ou na mesma rede. Pensando nisso, o segundo passo é questionar com o hotel se há essa possibilidade e se eles cobrirão os custos adicionais que possam surgir devido à mudança.
Se essa alternativa não lhe for oferecida, é necessário ter certeza de que o cancelamento foi decorrente de culpa do hotel, se positivo, você tem direito a uma compensação financeira diante de tal cenário. Isso pode incluir a devolução do valor pago, além de custos adicionais como transporte para o novo local, entre outras condições, para que isso possa ocorrer sem maiores problemas, verifique as políticas de cancelamento e reembolso do hotel.
Após compreendida política de cancelamento do hotel em questão, se a rede não oferecer uma solução satisfatória, mantenha um registro de todas as comunicações com o hotel, incluindo e-mails, mensagens e anotações de conversas telefônicas. Esses registros podem ser úteis caso você precise fazer uma reclamação formal ou buscar compensação legal.
Hotel cancelou minha reserva de última hora, o que fazer?
Veja também: Qual o valor mínimo nos leilões extrajudiciais?