“Passo o ponto – McDonalds vendeu toda rede na Rússia”
Há semanas vem sendo veiculada a notícia de que a rede mundial de fast-foods McDonalds encerrou as atividades na Rússia. Neste domingo houve a abertura da nova rede com nome diferente, mas com o mesmíssimo viés de mercado.
Como não sabemos maiores detalhes da transação, apenas aquilo que a BBC divulga nos canais midiáticos, passa-se a impressão de que tal negociação (com o apoio do governo Russo) é a tão conhecida venda de ponto comercial, “passo o ponto”.
Aqui no Brasil utiliza-se esse termo para definir a venda de um ponto comercial que nada mais é a transferência do local física de atuação da empresa ou loja, com ou sem seus móveis, e demais bens materiais, chamados de conjunto de bens corpóreos.
Ao que parece, a rede norte-americana McDonalds realizou a venda de 850 restaurantes ao longo do território Russo a um empresário local da Sibéria, com a promessa de manter os mais 50 mil funcionários que lá trabalhavam.
O novo proprietário reabriu as lojas neste domingo com uma logomarca diferente, porém sugestiva ao emblema da gigante mundial, alterando completamente apenas o nome utilizado na nova franquia.
Não foi informado os detalhes da transação, como o valor por exemplo, mas certo é que a manobra empresarial da rede McDonalds foi minuciosamente pensada e bem organizada, visto que seu faturamento somente naquela região, detinha 9% do total da corporação.
Fato é que a venda de um ponto comercial, mesmo que somente do local físico, pode significar uma grande oportunidade de negócio para ambas as partes interessadas, com possibilidade de crescimento e abrangência.
Para formalização desta modalidade de negócio é necessário um contrato muito bem elaborado, com riqueza de detalhes e circunstâncias protetivas para ambas as partes negociantes, caso contrário, aquilo que poderia ser uma oportunidade de negócio lucrativa, pode se torna rum pesadelo jurídico.
Dr. Rodrigo Nunes do Amaral – 15/06/2022
Passo o ponto – McDonalds vendeu toda rede na Rússia