“Por que atualizar os contratos da sua empresa?”
Toda empresa possui contratos de diversas naturezas, independente do seu porte, seja uma pequena, média ou grande empresa. A diferença entre elas é que – geralmente – as empresas de grande porte e multinacionais, se preocupam um pouco mais com a gestão dos contratos que elas possuem, enquanto as menores priorizam outras tarefas.
O problemas de não se ter uma boa gestão contratual dentro da sua empresa é que o caminho para o crescimento fica mais distante e com mais obstáculos, isso porque as áreas que mais geram resultados dentro do seu negócio, são vinculadas por contratos.
É inegável que uma das áreas mais importantes da sua empresa é a área comercial. O comercial é o setor que tem a função de trazer clientes e gerar lucros para a empresa, mas muitas vezes o vínculo que existirá entre o cliente e sua empresa (contrato) está em total desacordo com os parâmetros atuais de mercado, além do fato de a grande maioria nem mesmo passam por uma atualização anual.
O grande problema em não se ter um bom gerenciamento de contratos na sua empresa, é a falta de atualização de toda base contratual, com especial atenção aos custos, obrigações e parâmetros legais que se alteram ao longo do tempo.
Um contrato desatualizado pode significar um aumento expressivo de custos operacionais que, muitas vezes, não são observados pelo setor financeiro, diminuindo a margem de lucros da empresa e onerando cada vez mais a operação com o cliente.
Outros exemplos de contratos que geralmente não passam por atualizações, são contratos com fornecedores e parceiros de negócio, que por vezes são “reajustados” de forma verbal, mas seus termos e condições contratuais não são ajustadas, trazendo um grande risco jurídico para o negócio.
Além disso, os contratos imobiliários também exigem um olhar mais dedicado, pois caso seu contrato de locação, arrendamento, ou outro nesse sentido, não estiver de acordo com a legislação e os conceitos vigentes, poderá significar o fechamento da sua empresa naquele local, ou em um prejuízo financeiro quase insuportável a depender da situação.
A gestão contratual não é um serviço que irá onerar os custos da sua empresa, muito pelo contrário. Basta uma análise geral da base contratual para se possa alcançar uma boa redução de riscos e manter uma rotina de gestão equilibrada, para que seu negócio possa prosperar sempre.
Por que atualizar os contratos da sua empresa?
Veja também: O que é uma sociedade empresarial limitada?