“Qual a importância da avaliação do imóvel no leilão?”
A avaliação do imóvel é de suma importância nos leilões, sejam judiciais ou extrajudiciais.
Nos leilões judiciais, a avaliação do imóvel irá estabelecer o parâmetro de valor de venda daquele bem, e deve corresponder com a realidade do mercado imobiliário levando em consideração aspectos estruturais, localização, e o comportamento do mercado para aquele tipo de imóvel.
O ideal é que nos processos judiciais a avaliação seja realizada por um perito avaliador, e que as partes interessadas certifiquem a correspondência dos valores trazidos no respectivo laudo.
No entanto, na prática, nem sempre encontramos tal situação. Em muitos casos, a avaliação é realizada por um oficial de justiça, que à mercê de desconhecer os parâmetros adequados de avaliação, o fazem utilizando-se de pesquisas mais simples e carentes de técnica, o que acaba por levar, muitas vezes, a discrepância do valor avaliado com a realidade do mercado.
Tal discrepância pode ser tanto no sentido de supervalorizar o imóvel, como também na desvalorização, e é nesse ponto que a avaliação passa a ser um ponto sensível no processo.
A desvalorização do imóvel trazido pelo avaliador pode ensejar recursos por aquele que está perdendo o bem, podendo, ainda, levar ao cancelamento do leilão, o que, inevitavelmente, levará à prejuízos ao arrematante. Assim, é fundamental ao interessado certificar se houve a correta oportunidade às partes do processo em se manifestar a respeito da avaliação, e tendo decisão, certificar se o tema foi resolvido no processo.
Isso tudo porque, nos leilões judiciais, a primeira tentativa de venda será pelo valor de avaliação do bem, e na segunda praça será aplicado desconto igualmente sobre esse valor.
Já nos leilões extrajudiciais, especialmente nos leilões dos bancos, o valor de avaliação do imóvel para fins de leilão já é atribuída no contrato, não havendo margem para discussões, e este valor também possui grande relevância, posto que a primeira praça de venda será pelo valor mínimo da avaliação.
Desse modo, a avaliação é um dos principais documentos a ser avaliado pelo arrematante antes de decidir pela arrematação, posto que sua inadequação pode acarretar perda de tempo e, por vezes, de dinheiro se não for corretamente avaliado.
Qual a importância da avaliação do imóvel no leilão?