“Vai viajar cuidado com o contrato da agência que escolher!”
Não é novidade para ninguém que muitas pessoas acabam caindo nos golpes aplicados por algumas agências de turismo, que muitas vezes usam de técnicas de sedução da clientela para atrair novas vítimas, com promoções relâmpago, pacotes imperdíveis, entre outras formas.
Seria injusto dizer que a maioria se comporta dessa forma no mercado de turismo, mas uma boa parcela das agências de turismo e dos intermediadores de turismo autônomos, praticam fraudes no mercado.
Uma das formas de tentar prevenir desse tipo de calote, é realizar uma pesquisa longa sobre a reputação da agência ou do agente de viagens pela internet, por exemplo, verificar canais de reclamação do consumidor como: ReclamaAqui, Consumidor.GOV, Procon, entre outros.
Ainda, muitas páginas em redes sociais podem colaborar nessa pesquisa, mas – primordialmente – realize uma pesquisa judicial no CNPJ da empresa e do CPF dos seus proprietários. Sabendo se existem ou não processos contra essa agência ou agente de viagens, você já terá um bom volume de informações para tomar sua decisão.
Outra questão de extrema relevância, é atentar-se ao contrato de prestação de serviços que essa agência ou agente de viagens vai te oferecer. Se você vai viajar? Cuidado com o contrato da agência que escolher!
Esse contrato deve conter todos os detalhes da prestação de serviços que será oferecida, contendo prazos, condições, valores, forma de prestação e, principalmente, estar bem elaborado quantos aos termos de rescisão, deixando claro as multas para AMBAS AS PARTES em caso de descumprimento.
É necessário que conste neste contrato que a empresa que você estiver negociando, encontra-se atualmente inscrita e registrada no Ministério do Turismo, contendo o número do registro e a última atualização cadastral no órgão. Isso te trará uma segurança muito maior no momento de fechar.
Havendo qualquer problema com sua viagem, não se esqueça de juntar o máximo de provas documentais possíveis, como comprovantes de compras, o próprio contrato, e-mails trocados, mensagens de celular, gravação de ligações, protocolos de atendimento, prints de redes sociais, entre muitas outras provas que você tiver acesso.Vai viajar cuidado com o contrato da agência que escolher!
Veja também: Riscos do Contrato de Gaveta