“Você tem um Contrato de Fornecimento com seu fornecedor?”
Nos últimos anos houve um grande aumento no número de empreendedores no Brasil, principalmente, aqueles que abriram seus negócios no formato digital, vendendo seus produtos nas redes sociais.
Veja só o último levantamento feito, no ano de 2021, o país registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados no formato de micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs). Em relação ao ano anterior, havia sido registrado o número de 3,3 milhões de negócios, ao passo em que houve um crescimento de 19,8%. De 2020 para 2021.
Certamente esse número já evoluiu em relação ao ano de 2021 para o ano corrente de 2022, sem contar os vários empreendimentos que ainda não foram formalizados (abertura do CNPJ) por uma série de motivos, que não ao caso.
Fato é que muitos empreendedores trabalham diariamente sem qualquer respaldo jurídico quando se trata da venda de produtos, principalmente. Muitos necessitam da entrega de matérias primas para construção do seu produto, ou repassam determinados materiais aos seus clientes, dos quais são fornecidos em grande escala por um terceiro.
E você, tem um Contrato de Fornecimento com seu fornecedor? Se ainda não possui, saiba que seu prejuízo pode ser grande caso aconteça algum problema, e não digo apenas no aspecto financeiro, me refiro também ao aspecto social da sua falha.
Por exemplo, se você promete a entrega de um produto até “x” data e seu fornecedor atrasa o envio, com ou sem justificativa, se você não possui um contrato bem feito com esse fornecedor, além do prejuízo financeiro, você perde toda credibilidade com seu público, ocasionando uma avalanche de situações que vão prejudicar o seu negócio.
Uma das principais cláusulas que este contrato deve ter, é a cláusula da frequência da entrega. Nesta cláusula você vai delimitar prazos de pedidos, envios e recebimentos, modo da entrega, e uma das mais consideradas questões, a forma com que seu produto chegará até você e as condições dele.
Com o amparo de um bom contrato que tem respaldo junto ao seu ou seus fornecedores, caso aconteça algum problema durante a execução dos serviços, você estará protegido nessa relação e conseguirá recorrer onde for necessário para que ter sua reparação, ou buscar uma rápida solução do problema.